sábado, 16 de janeiro de 2010

AO VIVO I - Alívio Imediato - PARTE II




1. Além dos outdoors (Humberto Gessinger)

http://www.youtube.com/watch?v=pkmv9DUcqM4

Sendo sincero como não se pode ser, essa versão de além dos outdoors não ficou redondinha, até por isso mesmo não tenha entrado para o disco. A verdade é que os três não conseguiram desenvolver um arranjo que apresentasse a música de um outro ângulo (como foi feito no FGCA). Fora a pegada diferente imposta pela bateria de Maltz, a música não teve muitas alterações em relação a versão original.
Você sabe o que eu quero dizer...

2. Cidade em chamas (Humberto Gessinger)

http://www.youtube.com/watch?v=jVEk1dDvMUc&feature=related

A versão deste show tem uma introdução sinistra em relação a versão original, mas depois a engrenagem gira e temos a mesma música do disco anterior. Destaca-se fora os solos de Augusto, os vocais gritados de Humberto fazendo a galera delirar.

3. Toda forma de poder (Humberto Gessinger)

http://www.youtube.com/watch?v=lPq6_NkLAOs

Outra versão em que a introdução é a novidade em relação ao resto da música. Eu particularmente gosto bastante desta introdução. Baixo e guitarra no mesmo time, tabelando e inaugurando o placar. Sempre bom lembrar a linha de baixo que Humberto pensou para esta música, muito mais trabalhada... a cada vez que vejo Gessinger cantando e tocando baixo nesta música não consigo acreditar que ele não erre uma nota nas escalas de seu steinberger.

4. Terra de gigantes (Humberto Gessinger)

http://www.youtube.com/watch?v=Ah3LVBBYGT0

Entra o set guitarra semi-acústica/teclado/bateria no show mas a introdução não deixa de ser o ponto diferente ("milonga... milonga.. lero lero... lenga lenga"). Então Humberto puxa "hey mãe" e Carlos faz questão de fazer a virada na bateria. Humberto recebe os merecidos aplausos pela letra desta canção, Augusto tira um solo cristalino de sua steinberger XL preta.

5. Somos quem podemos ser (Humberto Gessinger)

http://www.youtube.com/watch?v=-MiqOOVPylU


Um grande momento no canecão.
Reparem no som que Augusto tira de sua guitarra.
Esta é a versão que mais gosto de "somos quem podemos ser".

6. Nunca se sabe (Humberto Gessinger)

http://www.youtube.com/watch?v=SGRrnNUgPXg

"Essa música é tão monótona, mas ela é tão boa de tocar"
Sem dúvidas Humberto. Desde a primeira vez que escutei nunca se sabe (no dia que o Brasil derrotou a Bélgica na copa do mundo de 2002) na casa de um tio que pra minha surpresa tinha o cd ouça o que eu digo. Eu ali ainda conhecendo Engenheiros do Hawaii e descobrindo que pessoas em minha família também curtiam, desde então estava disposto a descobrir cada vez sobre aqueles 3 caras... aqueles 3 caras... tenho um amigo (grande Assis) que durante o ano de 2001 desenhava engrenagens em seu fichário e falava muito em uma música chamada "piano bar". Naqueles tempos eu passava o dia de bobeira no pc escutando algumas músicas do nenhum de nós, até então sem saber da virtual rivalidade entre nenhum e engenheiros discutíamos sobre o melhor som, quem tinha as melhores letras e não tinha como! Eu sempre defendia o nenhum de nós... só lembrava de Engenheiros do Hawaii por "era um garoto", esta era a única música que eu cantava bem no videokê. Lembro bem de um dia estar no carrefour na seção de áudio e vídeo e por ali ter encontrado os álbuns várias variáveis e o papa é pop, duas capas em que os três engenheiros estão na capa. Foi inevitável não rir daquelas figuras, quando vi Augusto Licks pensei: "mas que diabo de roupa é essa? Um guitarrista de óculos, social e cabelo lambido?". No outro dia a zuação ao meu amigo Assis foi a mesma dos dias de hoje... mas somente por que ele é palmeirense e eu são-paulino.
É por que nunca se sabe...

7. Pra entender (Humberto Gessinger)

http://www.youtube.com/watch?v=euLdbnQqxxY


Luzes em Augusto! Ele começa um riff que nos indica! Vêm aí "pra entender"!!!
Essa era uma música que deveria ter entrado no disco... sei que é complicado, tem todo o lance da mixagem,a gritaria da galera na pista...

Pra entender basta uma clicada no link acima.

8. Infinita Highway (Humberto Gessinger)

http://www.youtube.com/watch?v=inpGIc0Icgo

Considero esta a melhor versão de "infinita highway" de todos os tempos. Chega a ser estranho escutar a vagareza da versão original em relação ao ritmo frenético da versão tocada no canecão.
Cada uma tem seu charme, mas na autoestrada a gente acaba correndo um pouco mais né?
Todos! Definitivamente! Todos os três arrepiaram em seus instrumentos! As viradas de bateria, os solos de guitarra e as linhas de baixo eram um motor em pleno funcionamento.

9. Alívio Imediato (Humberto Gessinger)

http://www.youtube.com/watch?v=St69t4-1Hvs


"O máximo que uma banda pode oferecer".
Humberto fechava não o ciclo de trilogia em discos, mas encerrava um período dos Engenheiros do Hawaii em aspectos de som, produção, idéias para começar uma nova fase não muito diferente (a engrenagem continuava girando) e alívio imediato era o desfecho do ciclo e também um esboço do que estava por vir em termos de som e letras que falavam sobre solidão, guerra e separação.
Tenho um carinho especial por esta música, pois foi repetindo ela diversas vezes no som do carro de meu pai que me peguei descobrindo um novo momento em minha adolescência. O solo de Licks nesta canção faria qualquer um ter este sentimento

10. Tribos e tribunais (Gessinger/Licks)

http://www.youtube.com/watch?v=SuZdp4JyiEI


1!2!3!4!
E a introdução começava com o riff final da versão original!
Tribos e tribunais! Canção fantástica!
O detalhe desse vídeo que gosto bastante é a parte em que Humberto canta: "críticos de arte, arte pela arte, pink floyd sem Roger Waters". Esta parte não foi cantada por ele no segundo dia de gravações ou seja, você também não escuta no cd.
Os tempos em que GLM tocavam são momentos em que sinto saudade de uma época que eu nem mesmo pude presenciar.

Mas estou sempre lá com a galera

Engenheiros! Engenheiros! Olê olê olê...

mais>>>>

BIS Canecão/89

Variações sobre um mesmo tema:

http://www.youtube.com/watch?v=YamXQr6rUzk

Sopa de Letrinhas

http://www.youtube.com/watch?v=QOYB2yWvW3s

Segurança

http://www.youtube.com/watch?v=cReow-5JKcQ


Agradecimentos

A toda comunidade (Enghaw, GLM, Humberto Gessinger, Carlos Maltz, Por onde anda Augusto Licks) fazendo parte do mesmo time e tabelando em busca de gols.
A toda galera que dá força no MSN para novas atualizações.
A galera do ENGRIO pelos vídeos e pelas informações que sempre busco no site.
Ao meu amigo Assis pelas encheções de saco do ensino médio em relação aos engenheiros. O Palmeiras nunca foi problema neste quesito.
E claro... GLM por ter construído todo esse momento.

Um comentário:

Mairon disse...

Como o trio foi parar na USSR???
Grato