quarta-feira, 17 de setembro de 2008
"a dúvida é o preço da pureza"
Antes de escrever esse post (há muito em dívida), precisava e com certa necessidade, escutar o revolta dos dândis. Não poderia passar batido nenhum detalhe nas frases e símbolos nos apresentados nessa obra prima do rock tupiniquim. Afinal, é em A REVOLTA DOS DÂNDIS que Gessinger, Licks e Maltz começam a criar uma história, uma trajetória, um conceito de rock. Bem, era preciso escutar o revolta, mas ainda não é um post destinado ao álbum de estréia de GLM. Hoje, o revolta serve de base para debatermos o que a banda criou e definiu como sendo o norte do que seguiriam.
Fico pensando nas pessoas que gostavam do rock brasileiro nos anos 80. Em seu primeiro disco, oS Engenheiros já eram sim uma banda a se prestar atenção. Músicas como Toda Forma, Segurança e Sopa de Letrinhas tocavam a valer. Crônica, Eu ligo pra você e Todo Mundo é uma Ilha são composições de peso. Mas quem naquela época esperava pelo som e pelas idéias presentes em a revolta dos dândis?
Gessinger em suas composições não quer afirmar, mas afirma. Não há a rebeldia de Fé Nenhuma: "não levo fé nenhuma em nada". Há uma negação simplista: "já não vejo diferença entre a crença e os fiéis". Na década de 80 e começo de 90, muitos críticos tachavam Humberto como um cara que lia livros para citar trechos em suas canções. Mas para ele, isso não era vergonhoso. Fazia parte do argumento e como ele mesmo diz em Guardas da Fronteira: "não sou eu o mentiroso, foi Sartre que escreveu o livro".
E as pessoas se perguntavam: mas quem diabos é Sartre? E Camus?
Essa é a parte que toca em GLM. A informação, o discurso. Bacana é pegar um livro como "A PESTE" de Albert Camus e relacionar trechos de canções a obra. Em um momento do livro, o personagem de um jornalista não consegue pegar um trem para sair da cidade devido a uma epidemia e mostra indignação com o ocorrido. Algo como "eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem, que não passa por aqui, que não passa de ilusão".
Prender a atenção das pessoas para algo mais elaborado. Procurar citações, interpretar. Perguntar o que não foi explicado e o que não precisa de explicação. Foi assim que os Engenheiros conquistaram o seu público. A frase "quem tem pressa, não se interessa" cabe aqui.
Não sei se isso vêm da formação. Os caras do Pink Floyd também formaram a banda na faculdade de Arquitetura. Citações como "pensei que houvesse um muro entre o lado claro e o lado escuro" nos entregam! Não é coincidência.
As Engrenagens aparecem pela primeira vez em a revolta dos dândis. Ainda não significavam muita coisa. Futuramente, as pessoas entenderiam que as engrenagens giram no mesmo sentido da manivela. Havia a lógica da mecânica, mas também havia sentimento. Humberto nunca quis explicar a fundo e sempre fugia com frases como "pode crer que é uma coisa bem profunda". Esse mistério, esse abismo sem tamanho, essa paranóia toda significava muito pra quem conseguia ver "além dos outdoors".
Os interlúdios das músicas presentes nos álbuns: a revolta dos dândis (terra de gigantes, vozes), ouça o que eu digo: não ouça ninguém (a verdade a ver navios), várias variáveis (várias variáveis, descendo a serra) são um dos conceitos que rodeiam a idéia dos 3 discos com a bandeira do Rio Grande do Sul.
A sequência, a trilogia.
Toda essa coerência e todo esse sentido era válido e puro a partir do momento em que Humberto nos cantava:
"a dúvida é preço da pureza" ou
"nem toda forma de sentido, é sentida"!
+ VÍDEO!
C&A Shop Show 1988
http://rapidshare.com/files/146192924/Cea_show_-_A_Revolta_dos_D_ndis_2.asf.html
Agradecer ao FC Engrio pelo vídeo.
Amanhã um post com vídeos!
Abraço
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá parabéns pela iniciativa!
Tenha sempre em mente que, mesmo apenas 1 pessoa estiver visitando o seu site durante um período de tempo, já é o suficiente para você atualizá-lo mais vezes! Não deixe a peteca cair!
Boa sorte aí com o blog!
Aê,
Pode deixar que vou tentar sempre marcar presença aqui!
O blog tá ótimo.
Olá, tudo bem?
Por um acaso encotrei esse blog em minhas pesquisas pelo Google, achei interessante a idéia de um blog dedicado a melhor fase dos Engenheiros.
Parabéns!
A propósito gostaria de possuir os videos postados, mas eles já estão offline, haveria a possibilidade de reupalos? Ficaria agradecido.
Valeu mesmo por essa possibilidade de discussão sobre os Engenheiros e o GLM.
Obrigado e continue com seu belo trabalho.
Postar um comentário